O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE A HOLDING PATRIMONIAL

A holding patrimonial ou familiar de forma simples é a constituição de uma empresa, com a integralização dos bens naquela pessoa jurídica, com a finalidade de administrar e profissionalizar o patrimônio familiar.

VOCÊ QUER GERIR UMA EMPRESA?
Primeiro ponto importante é identificar se a parte tem real interesse em constituir e administrar uma empresa, e ainda, arcar com alguns custos mensais fixos, mesmo que de quantias relativamente baixas, como é o caso das despesas contábeis necessárias.

SEMPRE OCORRERÁ A REDUÇÃO DE GARGA TRIBUTÁRIA?
Outra vantagem apresentada com muita frequência é a “REDUÇÃO TRIBUTÁRIA”, que de fato pode ser bem expressiva, mas, em contrapartida não ocorrerá em todos os casos, poderá ocorrer inclusive, um aumento desta tributação em algumas situações.

A HOLDING BLINDA O PATRIMÔNIO DE TODAS AS DÍVIDAS?
Da mesma forma que se vende uma “BLINDAGEM PATRIMONIAL”, que não existe, uma vez que não se pode garantir ao cliente que aquele patrimônio está 100% seguro e protegido de eventuais dívidas dos sócios, o que ocorre de fato é a proteção patrimonial, e deveria ser esta a orientação passada aos clientes.

DE FORMA EXEMPLIFICATIVA, QUANDO É VANTAJOSO CONSTITUIR UMA HOLDING PATRIMONIAL?
Quando se busca obter rendimentos com o patrimônio, pois uma empresa só será interessante se for lucrativa, a exemplo se as partes pretendem ou já alugam seus imóveis, neste caso você já recebe a receita proveniente destes aluguéis, para fins de imposto de renda se o pagamento destes alugueis ocorrer para uma pessoa jurídica você “poderá” ter uma tributação bem menor do que se estiver recebendo em nome da pessoa física, sendo assim vantajosa.

E SE APÓS TODOS OS ESCLARECIMENTO EU DESEJAR ABRIR UMA HOLDING, MAS NÃO QUISER ADMINISTRA-LA, É POSSÍVEL?
Sim, neste caso poderá ser constituído um administrador não sócio, com expertise empresarial e patrimonial, o qual ficará responsável por essa administração e para que tudo corra de forma mais tranquila e profissional entre os familiares.

Assim, podemos concluir que, como na maioria dos casos do direito, a resposta para se é ou não vantajoso constituir uma holding com fins patrimoniais vai ser DEPENDE do caso concreto, razão pela qual se deve buscar um profissional e relatar de forma rica em detalhes o que a parte pretende, para que este profissional verifique quais os caminhos possíveis e mais eficientes.

#vilelacarvalhoadvogados #holdingpatrimonial #patrimonio